Igreja da Lapa e Museu de Arte Sacra

foto mostra a Igreja da Lapa em Angra dos Reis

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, sediado nas dependências da Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte é considerado o mais importante do estado em matéria de arte sacra. Seu acervo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, reúne cerca de dois mil itens distribuídos em coleções de imaginária, prataria e indumentária que datam entre os séculos XVII ao início do século XX.

Este acervo é oriundo das irmandades já extintas do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e Almas e de Nossa Senhora da Conceição; das igrejas localizadas na Ilha Grande, Mambucaba, Ariró, Bracuí, Ribeira e Jacuecanga, assim como do culto doméstico muito particular que fez surgir algumas imagens de cunho popular tradicional na região.

foto mostra o interior da Igreja da Lapa e Museu de Arte Sacra em Angra dos Reis

Desde então, todo ano é realizada no museu uma exposição temática diferente com o fim de fazer circular o importante acervo sob a fiscalização do IPHAN e manutenção do município.

Criado em 1992, o museu é um misto de templo sagrado e espaço cultural.

Mantendo a tradição do culto a Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, o museu é usado pela comunidade católica no mês de agosto, com missas, procissões e outras celebrações que comemoram o dogma da Assunção, como prevê o acordo firmado entre a Prefeitura e a Mitra Diocesana de Itaguaí que cedeu a igreja para abrigar o importante acervo sob a guarda do museu.

Tradição dos festejos

A história da devoção a Nossa Senhora da Lapa e Nossa Senhora da Boa Morte remonta à primitiva capela erguida, em 1752, por Baltazar Mendes de Araújo em homenagem a Nossa Senhora da Lapa. Já a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte só teve início no século XIX, quando a irmandade, originária do Convento do Carmo até o século anterior, passou a prestar sua devoção no local. 

Embora o dia de comemoração a Nossa Senhora da Boa Morte seja em 15 de agosto, em Angra os festejos as duas santas ocorrem tradicionalmente no dia de Nossa Senhora da Lapa, 14 de agosto.

Endereço: Rua Dr. Bastos, s/nº, Largo da Lapa - Centro
Horário de funcionamento: De terça à domingo, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h.

Postar um comentário

0 Comentários