Vila do Abraão, a "capital" da Ilha Grande

Vila do Abraão, a "capital" da Ilha Grande

A vila do Abraão é atualmente o maior núcleo urbano da Ilha Grande, sua população é de aproximadamente três mil habitantes. E conta com a melhor infraestrutura turística, sendo por isso considerada a “capital” da ilha.

Breve História

Antigo lazareto da Praia Preta

O povoamento da região começou ainda no período colonial. A hipótese mais aceita para a origem do nome “Abraão” o relaciona ao termo “abra” do português antigo, que significa “enseada”. Assim, o nome da vila faria referência à grande enseada em que se encontra a localidade.

O desenvolvimento da Vila do Abraão tomou impulso nos finais do século XIX, na época do Brasil Império, quando foi construído um lazareto nas cercanias.

O lazareto, construído entre 1884 e 1887, funcionava como hospedagem de imigrantes que chegavam ao Brasil em navios, quando era feita uma triagem sanitária dos passageiros e a desinfecção das embarcações. 

A partir da década de 1930 o lazareto foi utilizado como base militar e presídio, tendo sido demolido nos anos 1950.

Infraestrutura 

Vila do Abraão, a "capital" da Ilha Grande

Vila do Abraão teve um grande impulso a partir de 1993, quando foi desativado o presídio da Ilha Grande na Vila de Dois Rios. 

Os atrativos da ilha favoreceram o rápido desenvolvimento do turismo, transformando a vila em um polo turístico. 

Construíram-se pousadas, bares e restaurantes e estabeleceram-se circuitos turísticos por mar e por trilhas que ligam a vila às diversas praias e outras atrações da Ilha Grande.

A vila conta com um novo cais no qual atracam diariamente as barcas que fazem o transporte de turistas, moradores e mercadorias entre a vila.

Angra dos Reis e Mangaratiba. Também atracam no local os saveiros e escunas que realizam passeios diariamente a vários outros lugares da Ilha Grande.

Vila do Abraão, a "capital" da Ilha Grande

A Vila do Abraão conta hoje com uma excelente infraestrutura a disposição dos turistas e visitantes. Que é formada por inúmeras pousadas, hotéis, campings, restaurante, bares, mercados, posto de Polícia, pronto socorro 24hrs, aluguel de embarcações, serviços náuticos, de mergulho e guias locais altamente capacitados a oferecer as melhores opções de passeios e trilhas a todos os turistas.

Vale lembrar que:

*A vila não conta com agências bancárias nem caixas eletrônicos, mas a maioria dos cartões de créditos são aceitos no local.

*Na alta temporada é sempre aconselhável consultar a disponibilidade de vagas nas pousadas, hotéis e campings da vila devido a grande procura.

*O transporte para a vila pode ser feito de duas maneiras: através da Barca que sai do cais ao lado Receita Federal (poucos horários e viagem mais demorada)
ou através dos Catamarãs que saem do novo cais de Santa Luzia (horários alternativos e viagem bem mais rápida).

Maiores informações podem ser obtidas nos centros de informações turísticas localizados na Praia do Anil e no Cais de Santa Luzia.

Postar um comentário

0 Comentários