Aventureiro, uma das praias mais isoladas da Ilha Grande

Praia do Aventureiro
Aventureiro, uma das praias mais isoladas da Ilha Grande

A vila de pescadores da praia do Aventureiro fica Localizada na parte sudoeste da Ilha Grande, limitada entre as serras da Mata Atlântica e do Oceano Atlântico. 

Ela faz parte da Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, criada em 1981 e que inclui o Parque Marinho do Aventureiro, as praias do Demo, do Sul e do Leste, além de duas lagoas em meio a um imenso mangue, habitadas por lontras, tainhas, robalos e camarões.

Sua paisagem é riquíssima em belezas naturais que vão desde as belas montanhas em forma de anfiteatro aos mirantes e praias de transparência impressionante.

Seu nome faz sentido, porque aventureiro é o mínimo que se pode chamar a quem lá consegue chegar, seja por terra ou por mar.

Nem sempre é fácil e tranquilo chegar na Praia do Aventureiro. Quando o mar está de ressaca e as ondas “lambem” a Pedra do Dragão, é impossível navegar com segurança. Nessas circunstâncias, o único jeito para se chegar no paraíso é caminhando a partir da Praia de Provetá, tendo como recompensa estonteantes paisagens que nos fazem esquecer o cansaço da caminhada.

Com mais de 600m de areia fina e prateada, águas transparentes e mar sempre agitado.

Está classificada entre as mais lindas praias brasileiras (segundo as principais revistas de turismo) e possui 54 construções, 42 famílias com cerca de 150 pessoas.

Agrega uma modesta vila de pescadores que durante o verão trabalha em torno do turismo.

Dominada pela mata atlântica densa, o Aventureiro caracteriza-se por ser importante ecossistema, devido a sua biodiversidade aquática e terrestre.

Plantas raras se destacam, entre elas, as orquídeas.

Praia do Aventureiro
Aventureiro, uma das praias mais isoladas da Ilha Grande

A principal atração do Aventureiro fica por conta do coqueiro mais fotografado do Brasil (o coqueiro deitado), como é conhecido pelos turistas que visitam este pedacinho do paraíso. Ele é a principal referência quando se trata do Aventureiro.

Outra atração desta vila de pescadores é a Igreja de Santa Cruz, apesar de quase não haver missas, ela é um marco importante na história da Colonização Portuguesa na Ilha Grande.

No verão, Aventureiro é tomada pelos jovens que chegam a procura de liberdade e atividades esportivas. O surf é a principal delas seguido pelas trilhas e caminhadas, snorkeling e mergulho (cardumes de peixinhos coloridos acompanham o mergulho durante a exploração das paisagens marinhas).

Quando bate o vento sudoeste em chegadas de frentes-frias as ondas crescem a mais de 4m tornando o mar perfeito para o surf.

Música no violão e voz, luais em volta das fogueiras e bate papos até a madrugada são comuns entre os jovens durante as noites quentes de verão.É muito bom dormir na areia da praia tendo o céu iluminado pela lua quando ela está cheia.

A praia do Aventureiro é um local de beleza sem igual é um roteiro obrigatório para quem visita a Ilha Grande.

Praia do Aventureiro
Aventureiro, uma das praias mais isoladas da Ilha Grande

O ponto mais alto da praia é a “Ponta da Espía”, de onde os turistas tem uma visão privilegiada de toda praia e os pescadores fazem a vigília a espera dos cardumes de peixe, o local parece feito exatamente para este fim.

Foi implementado um plano de carga na Praia do Aventureiro desde o início do ano de 2007, por isso, a área destinada ao camping será permitida apenas para 560 pessoas por dia e o número de campings em 18 no máximo.

Aconselha-se ligar para Turisangra no tel 0800 021 6081 / (24) 3369-7704 para obter informações e agendamentos.

A energia elétrica não chega até o povoado e não existem linhas de telefone fixo. A comunicação é feita através de celular principalmente whatsApp.

Sugestão de hospedagem: IG:@hosteltiavera / WhatsApp: (24) 99909-2034

Postar um comentário

0 Comentários