Chafariz da carioca: Um ponto turístico cheio de histórias

Chafariz da Carioca com data de 1842 em Angra dos Reis

O Chafariz da Carioca, também conhecido como Bica da Carioca, é um ponto famoso em Angra dos Reis, envolto em lendas e histórias surreais. Localizado na Rua da Carioca, o chafariz existe há 181 anos. No seu surgimento, a água que jorrava era canalizada de uma chácara próxima. Segundo relatos históricos, a água era transportada de charrete e vendida de casa em casa.

A Magia do Chafariz e a Lenda que Permeia a Cidade

Todo esse cenário mágico e peculiar deu origem a uma lenda na qual se acredita que aqueles que bebem da água do chafariz nunca mais deixarão a cidade. Os moradores locais alimentam essa crença e compartilham histórias sobre os poderes da água do chafariz. Essa lenda tornou-se parte integrante da cultura e do folclore de Angra dos Reis.

Leia mais

A Restrição do Consumo de Água do Chafariz

Com o crescimento da cidade e a expansão das construções nas proximidades, a água do chafariz não é mais indicada para consumo. Devido a questões de saúde e segurança, não se recomenda que as pessoas bebam diretamente da fonte. No entanto, o Chafariz da Carioca continua a ser um ponto de referência e uma atração turística, proporcionando um vislumbre da história e do imaginário popular de Angra dos Reis.

Assim, apesar de não poder ser consumida, a presença do Chafariz da Carioca continua a encantar moradores e visitantes, mantendo viva a tradição e o fascínio em torno desse ponto icônico da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários